betfair - crianças participam de programa promovido pela Iveco

0

Oficina do Programa Próximo Passo da Iveco estimula cuidado com a vida e a natureza entre o público infantil em Minas

No último dia 20, um grupo de crianças entre 7 e 10 anos, beneficiadas pelo Projeto Sementes da Educação, participou de uma atividade lúdica e educativa na sede do Programa Próximo Passo, localizada em Sete Lagoas, Minas Gerais. O objetivo da atividade foi estimular o cuidado com a vida e a natureza entre as crianças, promovendo uma experiência prática relacionada à ciência e ecologia. Durante o evento, as crianças tiveram a oportunidade de criar uma Mascote Planta, uma ação que vai ao encontro das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental.

RecebanotíciasnoWhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

A criação das Mascotes Plantas envolveu o uso de meias finas de seda, que foram preenchidas com terra e sementes de alpiste. A atividade também incluiu a explicação sobre o cuidado com as mascotes, que, após a germinação das sementes, teriam suas “cabeças” cobertas por brotos verdes. Esse processo de crescimento ao longo do tempo serve como uma oportunidade para as crianças se manterem envolvidas e responsáveis por suas mascotes.

A temática das Mascotes Plantas está alinhada com a área de Ciências da Natureza, conforme estipulado pela BNCC. Essa abordagem promove o estudo de questões relacionadas aos seres vivos, suas características, necessidades e a vida como fenômeno natural e social. Além disso, a atividade se encaixa em temas como resíduos sólidos e os 5Rs, a importância da água e luz para a manutenção da vida, segurança alimentar e nutricional, diversidade, educação ambiental e cuidado com o próximo.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Eudson Almeida, supervisor de projetos da Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), responsável pela gestão do Projeto Sementes da Educação, enfatiza que a atividade envolve não apenas a criação de mascotes, mas também a promoção de conscientização sobre diversos aspectos, desde a segurança alimentar até o respeito pelo meio ambiente.

A experiência não se limita ao evento em si, pois após a criação das mascotes, as crianças são incentivadas a cuidar delas, seguindo regras diárias e garantindo que sejam expostas ao sol. O crescimento das plantas que surgem a partir das sementes serve como uma metáfora visual do cuidado e atenção que as crianças devem dedicar à natureza e à vida.

Um dos resultados notáveis dessa atividade foi observado por Marileuza Evangelista, mãe de Manuela Paola, uma das participantes. A presença da mascote em casa despertou uma consciência ambiental na criança, que passou a cuidar de plantas com mais responsabilidade e dedicação. Marileuza compartilha que Manuela trata sua mascote como um animal de estimação, regando-a e colocando-a ao sol diariamente.

Outra atividade promovida pelo Projeto Sementes da Educação foi o Bingo Ecológico. Essa abordagem inovadora funciona como uma ferramenta educativa que desperta o interesse das crianças pelas Ciências, tornando o aprendizado de conceitos relacionados à ecologia uma experiência dinâmica e divertida. O bingo se torna uma maneira eficaz de ensinar as crianças sobre a importância do que aprendem nas aulas de Ciências.

O Projeto Sementes da Educação também promoveu uma série de oficinas voltadas aos idosos, nas quais atividades como artesanato, musicalização e expressões corporais foram oferecidas em diferentes bairros de Sete Lagoas. Além disso, o projeto Lidera 60+ buscou envolver os idosos em processos territoriais relacionados às necessidades e à realidade social do território em que vivem.

O Programa Próximo Passo, que abriga essas iniciativas, tem desempenhado um papel crucial na promoção da educação, da consciência ambiental e da participação ativa das comunidades. O apoio do Iveco Group, que mantém três fábricas em Sete Lagoas, contribui para o desenvolvimento desses projetos, estimulando a diversidade, a equidade e a inclusão. O grupo se orgulha de fazer parte da construção de um futuro mais consciente e sustentável.