Máquina de pesca - Digital influencers automotivos são investigados pela polícia em Minas

0

Polícia Civil instaurou procedimento investigativo contra digital influencers automotivos em Minas; dois canais se comprometeram a evitar manobras perigosas

Polícia Civil investiga crimes de trânsito cometidos por digital influencers em Minas (foto: Garvin St. Villier/Pexels)
Polícia Civil investiga crimes de trânsito cometidos por digital influencers em Minas (foto: Garvin St. Villier/Pexels)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou procedimento investigativo para apurar a conduta de digital influencers automotivos que exibem manobras com veículos em ruas e avenidas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Três envolvidos, de 23, 27 e 31 anos foram ouvidos na semana passada.

Siga o Máquina de pesca no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

De acordo com o delegado Wagner Sales, chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (DEPICT), as investigações começaram após a imprensa divulgar vídeos nos quais os jovens aparecem realizando drift, prática que envolve manobras, derrapagem e frenagem de pneus em curvas. Para prevenir e coibir a atividade ilegal em vias públicas, a DEPICT analisou as imagens e encontrou os responsáveis.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é crime participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada. A pena para esse tipo de crime é de seis meses a três anos de prisão, multa (R$2.934,70), suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Os jovens, que não possuem antecedentes criminais, foram orientados e reconheceram a prática ilegal e imprudente. Dois deles gravaram vídeos a fim de conscientizar os seguidores nas redes sociais, e autorizaram a divulgação pela Polícia Civil. 

LEIA TAMBÉM:

Youtuber Eduardo Razuk é preso por receptação ilegal de veículo
Polícia Civil apreende carros do youtuber Eduardo Razuk

Governo retira competência do Exército para fiscalizar carros blindados

“É com essa atitude de prevenção e orientação que a Polícia Civil quer contribuir cada vez mais com a paz no trânsito. Que eles possam, de agora em diante, influenciar de forma positiva seus milhares de seguidores”, destaca Wagner Sales.

O delegado afirma que, embora seja louvável a manifestação dos envolvidos, demonstrando arrependimento pelos respectivos atos, a DEPICT encaminhará o inquérito policial ao Poder Judiciário para que sejam adotadas as demais providências cabíveis.

Dia Nacional da Paz no Trânsito

Comemorado no dia 21 de abril, o Dia Nacional da Paz no Trânsito tem o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres sobre atitudes que ajudam a  reduzir o elevado número de acidentes, feridos e mortos no trânsito.

“A paz no trânsito deve ser compromisso e responsabilidade de todos. Atenção, empatia e prudência são fatores essenciais para garantir vias mais seguras”, enfatiza o diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), delegado Eurico da Cunha. (Fonte: Detran/MG)

LEIA TAMBÉM:
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos